Sunday, August 26, 2012

Por uma cozinha mais divertida

Por uma cozinha mais divertida:

Curta nossa página no facebook e assista a versão completa dos nossos programas no site da xplastic.

Wednesday, August 22, 2012

Cozinha ao Ponto #3: Tortinha de carne com batatas (Pot Pie)

O Pot Pie é um daqueles pratos que gruda nas costelas e aquece a alma completamente. Os recheios são sempre substanciosos, como linguiça com queijo, carneiro ou o clássico cozindo de carne com batatas. A massa pode ser comprada pronta, ou feita em casa (é mais fácil do que parece, juro!), e ser utilizada tanto para forrar o fundo da fôrma quanto para cobrir o recheio. Só cuidado para não se queimar, essa tortinha sai borbulhante do forno!


Pot Pie de carne - 4 porções

massa:

350 grs farinha
1 colher chá sal
1 colher sopa açúcar
300 grs manteiga
6 colheres sopa água gelada


  • misture 2/3 da farinha, açúcar e sal em uma tigela. Misture bem e incorpore a manteiga até embolotar. Misture o restante da  
  • farinha e adicione a água aos poucos, com as mãos, formando uma bola.

  • Cubra a bola com plástico filme e refrigere por 2 horas ou leve ao freezer por 30min. Abra a massa dobrando sobre ela mesma, várias vezes, e depois recorte os círculos. Lembre de usar muita farinha para cobrir as superfícies da cozinha.
  • Pincele com manteiga ou um ovo batido com água antes de assar.

Recheio:

500grs alcatra picada em pedacinhos (ou carne para strogonoff)
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola média
1/2 pacote de ervilhas congeladas
1/2 pacote de milho congelado
3 batatas médias ou 2 grandes
1 cenoura média
2 colheres de extrato de tomate
4 dentes de alho
caldo de carne
3 colheres de sopa de maizena
alho poró/cebolinha
tomilho
pimenta do reino preta e sal a gosto

Refogue os ingredientes e cozinhe no caldo de carne. Engrosse com a maizena ou farinha de trigo e coloque nas forminhas individuais.

Asse por 20-30 minutos no forno a 400graus em uma forma forrada com papel aluminio.

Você sabe que estão prontas quando a massa estiver dourada e o recheio estiver borbulhando. Retire do forno e deixe descansar por pelo menos 15 minutos.


A massa de torta recheada com o cozido de carne combina bem com vinhos secos e encorpados ou cervejas escuras e ruivas. Pode ser assado numa fôrma grande ou em porçõees individuais. Sirva com uma salada de folhas escuras como espinafre, e bom apetite!!!

Curtiu? Aproveite para curtir também a página do Cozinha ao Ponto no facebook: https://www.facebook.com/CozinhaAoPonto
Assine nossa página no YouTube para a versão light do Cozinha ao Ponto: http://www.youtube.com/cozinhaaoponto
Assine o site da XPlastic para ver a versão completa: http://xplastic.com.br/category/xlab/cozinha-ao-ponto/

Tuesday, August 21, 2012

Cozinha ao ponto #3: Pêssegos assados com farofa (Peach crumble)


No terceiro episodio do Cozinha ao Ponto fomos buscar inspiração na Inglaterra. Sabe como é né... Friozinho, olimpíadas, vontade de uma comida que dê um nocaute. Nada melhor do que a culinária do Reino Unido para aquecer e reconfortar a alma.

Estamos fazendo experimentos com a receita do Cozinha. Nesta edição, entrevistamos a escritora Clara Averbuck (que nao gosta de comida inglesa) e preparei uma tortinha de carne tradicional (o humilde e nocauteante Pot Pie) e uma sobremesa de pêssegos assados com farofa (peach crumble).


Na versão light do video, voce confere o preparo do Peach Crumble. A receita completa, inspirada nas versões do Orangette e do The Kitchen, segue abaixo. 



Peach Crumble - rende de 4 a 6 porções

Pêssegos são afrodisíacos e lembram os genitais femininos. Essa sobremesa pode ser servida com sorvete de baunilha ou creme, e vai buscar um pouco da alma do verão do hemisfério norte.

Assar em uma fôrma de torta ou forminhas individuais.

Recheio

5 pêssegos médios para grande maduros, descascados e fatiados
1 ½ colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
½ colher de chá de nóz moscada em pó

Misture os ingredientes secos em uma tigela. Adicione os  pêssegos. Cubra o fundo de uma fôrma de torta média uniformemente. Reserve.

Cobertura

Massa
½ copo farinha de trigo
½ copo aveia em flocos finos
(ou 1 copo de farinha de trigo para uma versão menos saudável)
100 grs açúcar cristal (1/2 copo)
1 colher chá fermento
¼ colher chá sal
1 ovo, bem batido
½ copo amendoas em lascas

Farofa
100 grs manteiga sem sal
1 copo de açúcar cristal

 Misture bem os ingredentes secos em uma tigela média. Adicione o ovo, misturando bem com as mãos até virar uma massa. Cubra os pêssegos com essa massa, cobrindo uniformemente.

Misture a manteiga com um copo de acucar cristal, formando uma farofa. Cubra a forma com a farofa e asse por 30 a 35 minutos em forno médio-alto até a cobertura estar dourada e os pêssegos, macios. Sirva quente com sorvete ou morno com chantilly ou iogurte grego. Uma fatia quentinha de peach crumble alegra qualquer café da manhã.


Gostou? Aproveite e curta a nossa pagina no facebook e assine o canal do YouTube do Cozinha ao Ponto!

Sweetie Bird conversa com Clara Averbuck + Pot Pie e Peach Crumble


Nossa cozinheira Sweetie Bird entrevistou a escritora Clara Averbuck no Restaurante Ramona. Confira a entrevista, logo depois da receita do delicioso Peach Crumble.

 

Não deixe de ver também a versão completa do Cozinha ao ponto, onde nossa cozinheira fica totalmente a vontade para preparar seus deliciosos pratos. Visite também nossos outros links:

Xplastic: Site | Blog | Youtube
Cozinha ao ponto: Blog
Loja virtual: Compre aqui!


Tuesday, August 14, 2012

Para abrir o apetite: Tampopo (Os Brutos também comem spaghetti)

Há uma porrada de filmes cujo universo faz órbita em volta da gastronomia. Alguns destes filmes provocam uma vontade irresistível de cozinhar. Outros, de comer determinadas coisas. E há aqueles que erotizam a comida, incitando outros apetites além da fome.


Tampopo, ou Dente de Leão, é algo feminino, apetitoso, que se deseja e simboliza desejos a se realizarem.
 Tampopo (1985), o segundo filme do diretor Juzo Itami se encaixa nesta última categoria. Apesar de japonês, o filme tem uma estrutura de western clássico que dá a ele um humor todo especial. Há o herói que chega na cidade com seu parceiro, vilões, uma mocinha em perigo e uma missão a se cumprir.


Sim, o filme é uma sátira social ao Japão dos anos 1980. O humor é irônico e sutil, e a história principal, sobre uma cozinheira em busca da receita perfeita de lámen (e no Japão lámen é coisa séria) se intercala com a de um jovem Yakuza obcecado por sexo, cinema e comida. A costura das cenas, que poderia ser independente, é perfeita, e muitos dos personagens, como o grupo de vagabundos gourmets, são impagáves.





Comida e erotismo. Lámen e sedução. Comida e obsessão. Sobrevivência e humor. Comida, cinema e morte. Tampopo se mantém atual, poético e incrivelmente divertido. E você vai querer um autêntico lámen japonês muito antes de terminar de assistir o filme.

Tuesday, August 7, 2012

Cozinha ao Ponto #2: Douhua de chocolate

Na segunda edição do Cozinha ao Ponto entrevistei a Madô Lopez e começamos a brincar com o formato do videocast, criando uma versão "light" para o YouTube com a sobremesa e a versão "full" para assinantes com o prato principal.

Uma curiosidade do cozinha é que eu, insanamente otimista, NUNCA testo as receitas antes da gravação. Ou seja, as vezes... não fica igual à foto de referência. Acho pertinente ressaltar que sou foodie, blogueira de comida, apaixonada por gastronomia... mas não chef profissional. Não sei um milhão de técnicas incríveis, ás vezes me embanano brincando com os ingredientes, etc e tal. Mas acho que é isso que deixa as receitas mais acessíveis e práticas. É pra ser simples, né?

Enfim, a temática deste episódio era vegetariana e mexicana, e eu preparei patties (ahn, hamburgueres pros leigos) de feijão preto com guacamole e um pudim de chocolate amargo inspirado no douhua, prato tradicional da China. Fronteiras pra quê?

Btw, esta receita não é minha. É do Mark Bittman para a coluna dele no NY Times, e foi publicada originalmente aqui. É vegana, ridiculamente fácil de fazer e incrivelmente deliciosa.

Pudim chinês de chocolate mexicano (Douhua)

3/4 copo de açúcar cristal
500g de silken tofu (o tipo mais macio de tofu. Sim, existem tipos de tofu)
300g de chocolate amargo, derretido
1 colher de sopa de extrato de baunilha
1 1/2 colheres de sopa de canela em pó
1/2 colher de sopa de pimenta caiena em pó
raspas de chocolate para decorar

Derreta o chocolate em banho maria. Bata todos os ingredientes no liquidificador, acrescentando o chocolate e divida em porções, decorando com as raspas de chocolate. Leve à geladeira até adquirir uma consistência firme (mais ou menos 2 horas).

É uma sobremesa perfeita para quem não gosta de doces muito doces, e pode ser adaptada para outros gostos. Ter servido em copos de boteco deu um toque especial e divertido.



Falando de receitas, a maioria é inspirada em algum post de vi entre os milhões que vejo todos os dias. Tá, milhares. Muitas vezes eu leio 6, 7 ou mais versões da mesma receita pra chegar em uma que faça sentido pra mim. Cuz that's how I roll! Mas algumas já nascem perfeitas, e faço questão de dividir as fontes, como deve ser.

Cozinha ao Ponto #1: Mac and Cheese

No primeiro episódio do Cozinha ao Ponto, entrevistei a @mayumemaldita e preparei um Mac&Cheese de responsa. Nem um pouco light, é um prato que acalma qualquer TPM e conserta até corações partidos. Com muiiiiiiitooooooo bacon. Hmmmmmmm...

Mac&Cheese da Sweetie

4 copos de Fusilli ou outro macarrão curto
6 dentes de alho, picados
1/2 copo de cebola ralada ou picada
1/2 copo de pimenta jalapeno picada
100g de manteiga
2 copos de bacon, cortado em cubos
400g (2 caixinhas) de creme de leite ou nata
200g (1 caixinha) de cream cheese
2 c. sobremesa de mostarda rústica forte
2 copos da água do cozimento do macarrão
300g de queijo gouda picado
150g de queijo cheddar picado
200g de queijo parmesão ralado
sal a gosto

Cozinhe o macarrão al dente. Reserve, sem descartar a água do cozimento. Refogue o alho, a cebola e a pimenta em uma colher de manteiga. Acrescente o bacon e frite até dourar.

Faça o molho com o creme de leite, o cream cheese, o restante da manteiga e dois copos da água do cozimento do macarrão. Acrescente a mostarda e misture bem.

Após incorporar os queijos (reserve um pouco do parmesão para cobrir) ao molho, misture este ao macarrão. Divida em 4 ramekins (aquelas formas individuais) médios, cubra com o restante do parmesão e leve para gratinar por 40 minutos a 180C.

Ah, esta é a versão obscenamente gorda e metida a besta do prato, viu? Você pode fazer com o queijo que quiser, requeijão e qualquer macarrão curto. Harmonize com uma cerveja escura ou um vinho tinto seco e encorpado e bom apetite!

Você pode ver o videocast, com a preparação da receita, meus peitos e a @mayumemaldita de sobremesa aqui: http://xplastic.com.br/category/xlab/cozinha-ao-ponto/